Objetivo é unir forças para impulsionar o mercado de trabalho e suprir uma lacuna de mão de obra em Tecnologia da Informação
A V8.TECH, integradora de Tecnologia da Informação (TI) especializada em soluções de transformação digital, anuncia parceria com a SPTech School e o Instituto Itaqui para fornecer capacitação profissional e desenvolvimento de talentos na área de TI por meio do programa "Profissional do Futuro".
A SPTech School é uma instituição de ensino conhecida por sua excelência acadêmica e pelo compromisso com a formação de profissionais a partir de um modelo autossustentável, de educação, empoderamento e emprego. O primeiro período de formação dos alunos é totalmente custeado pela faculdade e a rede de empresas parceiras do Instituto Itaqui, frente social do Distrito Itaqui, que garantem a contratação dos alunos com estágio remunerado, para que, nos anos seguintes, eles sigam estudando e pagando a mensalidade.
Nesta parceria, inicialmente a V8.TECH assume o compromisso de contratar e investir em estagiários formados pelo "Profissional do Futuro", que estudam nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e Sistemas de Informação da SPTech School, oferecendo uma oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos no ambiente empresarial. Durante um período de seis meses, atuará como mantenedora dos estagiários, fornecendo suporte e orientação enquanto eles adquirem experiência prática.
"Esta parceria nos permite identificar e manter talentos promissores, ao mesmo tempo em que contribuímos para o crescimento e desenvolvimento de profissionais qualificados em tecnologia”, afirma Carolina Martins, Head da área de Pessoas & Cultura da V8.TECH.
Segundo estudo do Google realizado em 2023, o Brasil enfrentará um déficit de 530 mil profissionais da área de TI até 2025. A Associação das Empresas de Tecnologia (Brasscom), por sua vez, apontou que a demanda por novos talentos entre 2021 e 2025 será de 800 mil, sendo que apenas 53 mil profissionais se formam anualmente. Diante desse cenário e disposta a suprir essa demanda de mão de obra especializada, em um mercado em crescente ascensão, a V8.TECH ressalta a urgência de ações concretas e estratégicas para qualificar os futuros profissionais.
“Devemos investir em programas de capacitação, parcerias entre empresas e instituições de ensino que incentivem o desenvolvimento da mão de obra qualificada”, reforça Carolina Martins.
"O programa Profissional do Futuro ajuda a democratizar o acesso à educação no Brasil, formando profissionais que atendam às demandas do mercado. Já são mais de 800 alunos beneficiados. Estamos contribuindo não só para o crescimento do setor de tecnologia e para a economia brasileira como um todo, mas para o desenvolvimento social do País", afirma Gabriela Vicari, CEO do Distrito Itaqui.
Em uma fase posterior, a parceria entre as três empresas irá além da simples contratação de estagiários. A SPTech School realiza um processo de seleção criterioso e um mapeamento cultural dos alunos, garantindo que sejam direcionados para oportunidades de trabalho compatíveis com seus perfis e aspirações profissionais.
Por meio dessa iniciativa conjunta, a V8.TECH, a SPTech School e o Instituto Itaqui demonstram compromisso compartilhado com a promoção da excelência educacional e a transformação do ensino em prática. “Juntos, estamos moldando o futuro da indústria, capacitando a próxima geração de líderes e inovadores em tecnologia”, diz Vera Goulart, diretora acadêmica da SPTech School, reforçando que “o mercado está sendo beneficiado a partir da oportunidade de formar especialistas e empreendedores de TI, reconhecendo o talento, esforço e dedicação dos alunos, independentemente da condição socioeconômica”.